Nossas redes:

Dicas

Como ler a Bíblia em 8 passos: Guia definitivo

Publicado em


Como compreender a bíblia corretamente? Tá cansado de não saber como ler a Bíblia? Prepare-se porque a partir de hoje você nunca mais ficará perdido na hora de ler a palavra de Deus

Muitas pessoas se perguntam “como posso ler a Bíblia?” ou “por onde devo começar?” Se você também se pergunta isso e quer ser respondido, hoje vou te ajudar a saber o passo a passo da leitura bíblica.


Como ler a Bíblia? na verdade não há uma regra específica de como fazer para ler a Bíblia, pois cada leitor possui sua particularidade, mas é comum que as pessoas busquem algum auxílio sobre como aprimorar sua leitura bíblica.

Nesse sentido algumas regras básicas podem ser úteis nessa tarefa, além disso, muita gente não sabe por onde começar a ler a Bíblia sagrada, então hoje eu vou te dar uma série de dicas especias sobre como ler a Bíblia.

Por onde começar a ler a Bíblia ?

Muitas pessoas preferem começar pela ordem sequencial que os livros estão organizados, mas para ler e compreender a bíblia é importante saber que os livros bíblicos não estão em ordem cronológica, aliás a cronologia exata dos eventos descritos na Bíblia, sobretudo o antigo testamento é bastante complexo, mas pode-se achar em sites ou aplicativos um plano de leitura em ordem cronológica.

Também vale lembrar-se que por ser uma coleção de 66 livros existem diferentes gêneros literários, na Bíblia você encontra livros históricos, livros de profecias, livros poéticos, evangelhos e cartas.

Outra maneira de iniciar a leitura bíblica é pelo novo testamento, somente após lê-lo na íntegra você pode partir para a leitura do antigo testamento, há também a opção de começar pelo livros de poesia por exemplo, tem pessoas que combinam a leitura diária com um texto poético seguido da leitura do antigo testamento e logo depois a leitura do novo testamento.

É difícil dizer qual o melhor método, visto que o correto é que cada pessoa análise sua necessidades e possibilidades e só então adote a melhor prática o mais importante é que no final a leitura fique confortável facilitando a compreensão dos textos bíblicos.

Para quem está lendo a Bíblia pela primeira vez é aconselhado começar pelo novo testamento e apenas depois de terminar seguir para o antigo testamento.

Também é possível dizer que o envagelho de Marcos e Lucas são os mais indicados para a primeira leitura, dado a forma com que estão organizados, então você pode começar a ler a Bíblia pelo envagelho ou de Marcos ou de Lucas e depois seguir para os demais evangelhos. Depois de ter lido os evangelhos o ideal é seguir para o livro de Atos e os Apóstolos e terminar com a leitura de todas as Epístolas, em todos os casos o plano de leitura bíblica pode te ajudar.

Agora irei te dar dicas práticas de sobre como ler a Bíblia.

Mas como disse anteriormente, não existe uma regra específica que determine como se deve ler a Bíblia porém existem alguns pontos que se observados nos ajudará muito na leitura bíblica e com certeza esses 8 pontos que irei te falar merecem o seu tempo.

Vamos lá aos passos.

1. Ore antes de ler a Bíblia

ALT rezar antes de ler a biblia

Fonte: Pixabay

Essa parece meio óbvia, mas tem muita gente que não ora para ler a Bíblia, sabia? É sempre muito importante orar a Deus antes de ler a Bíblia, todas as palavras contidas nela são explicadas pelo Espírito Santo, agora cabe a nós, leitores da Sagrada Escritura orar ao senhor pedindo para que o Espírito Santo ilumine nosso entendimento e então assim poderemos compreender a vontade de Deus revelada atrás da suas palavras para nossas vidas, nada melhor que ler uma obra pelo seu próprio autor não é mesmo?

2. Leia a Bíblia sem distrações

É verdade que existem muitas pessoas que conseguem ler muito bem em locais movimentados e em situações dinâmicas, por exemplo, muitas pessoas aproveitam para ler no percurso para o trabalho, trens ou ônibus, no entanto, a grande maioria das pessoas não conseguem se concentrar de forma satisfatória em situações assim, além disso, ler a Bíblia não é o mesmo que ler um livro de romance ou ficção científica, portanto as vezes alguém pode até ter facilidade de ler em determinados locais, mas se tratando da Bíblia tal facilidade pode não se aplicar.

3. Não leia a Bíblia com pressa

Isso mesmo, procure separar um tempo apropriado para se fazer a leitura bíblica, determine um período razoável para isso, um tempo entre 20 a 40 min por dia, esse é um período bom para ler compreender a bíblia.

Muitas pessoas possuem dificuldades com a leitura bíblica porque simplesmente começam a ler preocupados em parar, portanto vá com calma, sempre é bom lembrar que muitas vezes gastamos muito tempo com coisas inúteis, quando podemos estar utilizando esse tempo da melhor forma possível, isto é, lendo a palavra de Deus.

Aqui vai também uma observação, não fique preocupado com metas, quantos capítulos você vai ler em quantos dias ou em quanto tempo você vai ler a Bíblia inteira, porque muito mais importante que a quantidade é a qualidade da sua leitura, não vale de nada você fazer muitas metas e você não entender absolutamente nada do que está sendo lido, então leia com calma e medite na palavra de Deus.

4. Leia a Bíblia com frequência e seja perseverante

É muito importante manter uma frequência de leitura bíblica se possível o ideal é que essa frequência seja diária.

A gente precisa alimentar o nosso corpo todos os dias não é mesmo? E porque não também o espírito? É muito complicado manter um bom nível de compreensão do texto bíblico se houver longos intervalos de tempo entre uma leitura e outra, as vezes as pessoas começam a ler a Bíblia com bastante entusiamo mas com o passar do tempo acabam desanimando e deixando de lado a leitura.

Eu sei que vivemos em tempos difíceis com muitos compromissos, porém, devemos entender que ler a Bíblia é ouvir a voz de Deus, pois as religiões e a mente alteram e muito nosso dia a dia e isso deve ser muito mais que suficiente para nos manter perseverantes e dedicados e nossa leitura.

5. Leia a Bíblia de forma organizada

Ninguém lê um livro de forma desorientada, cada dia um pedaço sem que haja uma organização, todavia infelizmente há muita gente que lê a Bíblia dessa forma, sem organização nenhuma tem pessoas que simplesmente abrem a Bíblia, escolhem um capítulo ou um versículo de um livro aleatório e lê, uma leitura bíblica correta não é desta forma, a Bíblia é a palavra de Deus, e o modo de cada texto contido nela é inspirado e importante. Porém, isso não suprime a verdade de que ela também é um livro histórico que possui um desenvolvimento e uma organização lógica.

Todo texto tem o seu contexto não se esqueça disso, é muito importante que não se isole textos ao ler a Bíblia, mas sim mantenha uma ordem bem estabelecida, isso ajudará a fazer com que a compreensão dos textos bíblicos seja a melhor possível.

6. Procure uma boa tradução

Existem várias traduções bíblicas disponíveis, mas nem sempre as que parecem mais fáceis são as melhores.

Se possível é interessante adquirir pelo menos duas traduções para ler compreender a bíblia corretamente:

  • A primeira deve ser uma tradução mais formal.
  • A segunda pode ser uma tradução que usa uma linguagem mais popular.

Vale lembrar que existem sites e aplicativos que disponibilizam gratuitamente diferentes traduções bíblicas, também é verdade que as traduções numa linguagem mais popular são na verdade paráfrases, em alguns casos o texto é tão parafraseados que seu sentido original se perde, dai a importância de compará-lo com uma tradução mais formal.

7. Leia a Bíblia sabendo que a Bíblia interpreta a própria Bíblia

Isso mesmo, a Bíblia é sua própria intérprete, por mais que existam algumas passagens difíceis na Bíblia, existem outras passagens que lançam luz sobre estes textos mais difíceis nós ajudando a entender o que está sendo transmitido ali, portanto não desanime quando encontrar em sua leitura bíblica passagens difíceis.

Também é natural que alguns livros pareçam mais complicados que outros, isso acontece principalmente com livros proféticos, como o apocalipse, nesse casos de possível procure ajuda de alguém mais experiente, atualmente existem bons sites e canais de vídeos mantidos por pessoas comprometidas com a palavra de Deus, neles você poderá tirar uma eventual dúvida.

Aqui também vale a pena separar se possível um dicionário da língua portuguesa, esse dicionário irá te ajuda em alguma palavra que talvez esteja complicando o entendimento correto do texto.

E a última dica para ler compreender a bíblia porém não menos importante que tenho para dar é:

8. Termine a leitura bíblica orando

Sim, exatamente. Da mesma forma que é importante iniciar a leitura bíblica com oração, também é interessante terminá-la orando a Deus, agradeça pelo privilégio que você está tendo de livremente meditar na santa palavra do senhor, peça também que o Espírito Santo lhe capacite para que você possa colocar em prática os ensinamentos tão preciosos que você está tendo, porque não adianta de nada você ler e ler se você não praticar a palavra de Deus.

Essas são apenas algumas pequenas dicas sobre como ler a Bíblia, mas eu creio que se você colocá-las em prática, sua leitura bíblica será muito produtiva, mas se você quiser se aprofundar mais na palavra de Deus, procure sempre ler a Bíblia atentamente.

Continue sua leitura sobre o assunto nessa outra matéria onde mostramos a relação entre religião e vida, não deixe de conferir!


Dicas

5 dicas de como encontrar passagens aéreas mais baratas

Publicado em

on

por:

CONTINUAR LENDO

EM ALTA