Nossas redes:

Dicas

10 dicas para um currículo perfeito, cause uma ótima impressão

Publicado em


Nesse artigo iremos te mostrar 10 dicas para o currículo perfeito, pois, as contratações estão cada vez mais raras e sendo cada vez mais exigentes em relação às pessoas que irão ingressar em seu grupo de funcionários. Por essa razão, é fundamentes que você busque qualificar-se ao mercado de trabalho cada dia mais.

A qualificação pode vir através de experiência profissional, formação acadêmica elevada, ou então, fluência em outro idioma. As alternativas de potencializar o seu currículo (papel no qual a instituição terá uma análise total e geral do profissional que você é) são diversas, no entanto, devemos saber como aplicá-las.


Portanto, se você tem o interesse em causar uma impressão com o seu currículo e torná-lo portanto, perfeito, sugerimos que você continue lendo e conferindo todo o conteúdo que este breve e explicativo artigo tem a oferecer.

Currículo perfeito – Dica 1

Descreva sua Formação

De forma resumida, descreva toda a sua formação acadêmica.

Para isso, você deve levar em conta a seguinte ordem:

  1. Modalidade do seu curso;
  2. Título do curso;
  3. Instituição no qual o curso foi realizado;
  4. Local do Curso;
  5. Período do curso (se já está concluído ou ainda em conclusão).

Veja o seguinte exemplo:

  • Graduação em Medicina – Universidade de São Paulo (USP) 2021 (em curso).

Currículo perfeito – Dica 2

Defina sua área de atuação

Para que a empresa saiba exatamente com o profissional que a mesma está lidando, é importante que voc~e deixe bem claro qual é a sua área de atuação.

Mas não se esqueça que todas as informações que forem dadas, devem ser sucintas.

É fundamental deixarmos claro que esta não é uma área para você definir qual cargo tem interesse, mas sim, a área pela qual se formou, como por exemplo:

  • Marketing digital e redes sociais;
  • Enfermagem e Acompanhamento de Saúde.

Currículo perfeito – Dica 3

Se apresente

Ainda de forma bastante breve e nada cansativa, é importante que você se apresente.

É fundamental que a informação em questão esteja bem no topo de seu currículo, assim, o entrevistador logo notará com quem é o portador das seguintes qualificações.

Sucintamente, forneça os seguintes dados:

  • Nome completo;
  • Idade ou data de nascimento (opcional);
  • Cidade onde mora;
  • Telefone de contato;
  • E-mail.

E caso você se sinta a vontade, você pode disponibilizar o endereço do seu perfil em redes profissionais, como o LinkedIn (se tiver).

Entretanto, é importante que evite disponibilizar o seu perfil pessoal nas redes sociais.

Currículo perfeito – Dica 4

Apresente suas qualificações

Através de palavras chaves, defina o que você tem de melhor, em relação ao seu cargo profissional, claro.

É importante destacarmos o fato de que caso voc~e tenha uma extensa lista de qualificações, é importante que selecione somente as de maior relevância para a empresa e o cargo pela qual você se interessa.

Currículo perfeito – Dica 5

Atente-se à escrita

Outra dica extremamente importante para que você não se saia bem criando um currículo perfeito, é utilizar uma linguagem inapropriada.

É importante ser o mais formal possível e que não haja erros de português no documento.

Entretanto, não é recomendável que você utilize palavras muito difíceis, cujo significado seja de difícil identificação.

Currículo perfeito – Dica 6

Apresente sua experiência profissional

Para que a empresa possa ter uma melhor noção do quão bom profissional você é; é importante que apresente corretamente toda a sua experiência profissional.

Para isso, leve em conta as seguintes informações:

  • Nome da empresa.
  • Nome da empresa.
  • Descrição da empresa.
  • Último cargo ocupado ou função realizada.
  • Descrição das suas atividades nesta empresa.

É importante também atentar-se ao fato de que a sua experiência profissional deve ser apresentada da mais recente, até a mais antiga.

Currículo perfeito – Dica 7

Cursos ou atividades extracurriculares

Caso você possua algum curso que possa ser relevante à empresa, ou então alguma experiência que por sua vez, acarretou em conhecimento na área, é bastante interessante que você apresente a informação de forma breve em seu currículo.

A experiência por sua vez, pode ser algum intercâmbio, por exemplo.

Na hora que for apresentar tal informação, leve em conta somente os seguintes tópicos: título, a instituição, o local e a data.

Veja a seguir um exemplo:

  • Curso avançado de marketing digital, pela Associação Brasileira de Mídia Digital. São Paulo (SP). 2019.

Currículo perfeito – Dica 8

Não coloque nada além de palavras

É extremamente importante que você não insira nada mais do que palavras falando sobre a sua vida profissional.

De jeito nenhum você pode inserir alguma foto, ou até mesmo alguma foto, até porque, isso desvaloriza e muito o seu currículo.

Pode ser que algumas empresas exija alguma foto sua no documento, mas nestes casos (apenas nesses casos), insira uma foto, de tamanho pequeno, que tenha uma boa iluminação, de modo que de para ver bem você.

Evite selfies e também fundos que não sejam lisos.

Currículo perfeito- Dica 9

Atente-se ao formato

É comum que algumas pessoas que se interessam pela área de design por exemplo, desejam incrementar um pouco mais o seu currículo com cores, formas e tudo mais.

Entretanto, é válido deixarmos claro que um currículo profissional deve ser totalmente formal, portanto, siga o padrão que previamente foi estabelecido.

Evite linhas, frases destacadas com ondulações e tudo mais.

Faça a diagramação das informações usando o tamanho A4 – que é o padrão no Brasil – e utilize fontes com pouca diferença de tamanho nos títulos e textos.

Currículo perfeito – Dica 10

Simplicidade

Apenas ressaltando o que foi apresentado ao decorrer do longo deste artigo, é importante que você aposte no padrão e na simplicidade, evitando portanto, inovar nesta questão.

Ou seja, mantenha o mínimo de contato com palavras extremamente difíceis, frases longas e tudo mais, não tente se parecer com alguém muito mais inteligente do que você já é, isso pode acabar fazendo com que o seu currículo vá diretamente para a lata de lixo.

Para finalizar, nesse link há modelos de currículos prontos, basta clicar, e adotando essas dicas, você finalmente conquistará um currículo perfeito, que por sua vez, é a porta de entrada para uma carreira de sucesso.


Dicas

Como acelerar o metabolismo? 3 dicas rápidas e fáceis

Publicado em

on

por:

CONTINUAR LENDO

EM ALTA